RECURSOS E ESTRATÉGIAS EM BAIXA TECNOLOGIA PARA APOIAR O
ALUNO COM TGD/TEA
Recursos na Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA)
são recursos destinados às pessoas sem fala ou sem escrita funcional ou em
defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade e/ou escrever
(BERSCH & SCHIRMER, 2005).
Tecnologia Assistiva é um termo ainda novo, utilizado
para falar de toda uma gama de Recursos e Serviços que favorecem proporcionam ou ampliam, habilidades
funcionais de pessoas com deficiência e, promove Vida Autônoma e contribui com o Processo de Inclusão.
Os Recursos são todo e qualquer item, equipamento ou
parte dele, produto ou sistema fabricado em série ou sob medida utilizado para
aumentar, manter ou melhorar as capacidades funcionais das pessoas com
deficiência.
Recursos podem variar de uma simples bengala a um
complexo sistema computadorizado. Estão incluídos brinquedos e roupas
adaptadas, computadores, softwares e hardwares especiais, que contemplam
questões de acessibilidade, dispositivos para adequação da postura sentada,
recursos para mobilidade manual e elétrica, equipamentos de comunicação
alternativa, chaves e acionadores especiais, aparelhos de escuta assistida,
auxílios visuais, materiais protéticos e milhares de outros itens
confeccionados ou disponíveis comercialmente.
Os recursos devem ser selecionados de forma personalizada
e levar em consideração várias características que atendam às necessidades
deste tipo de pessoa. Podendo ser utilizado em todo ambiente escolar e
familiar, facilitando assim a compreensão e a aproximação dos mesmos na
utilização posterior deste recurso. Devendo ser confeccionado pelo professor do
Atendimento Educacional Especializado - AEE em parceria com o professor da
escola comum, com a família e com outros profissionais, que atuam conjuntamente
com o aluno.
Cabe ao professor
do AEE observar a atuação em CAA, verificando a evolução e sua intervenção junto
ao aluno e no contexto escolar para intervir no que não estar atendendo as
necessidades do aluno e propor modificações.
A seleção dos recursos a seguir são para crianças de 5 a 12 anos com
TGD/TEA, ele podem ser utilizados
em sala de aula regular, na própria casa do aluno, sala de recursos
multifuncionais e demais espaços onde o aluno convive diariamente.
·
Exemplo de recursos de comunicação:
· Cartões de comunicação
· Pranchas de comunicação
· Pastas de comunicação
· Carteiras de comunicação e chaveiros de comunicação
· Mesa com prancha
· Colete de comunicação
· Agenda de comunicação
· Calendário e quadro de atividades
· Entre outros.
· Cartões de comunicação
· Pranchas de comunicação
· Pastas de comunicação
· Carteiras de comunicação e chaveiros de comunicação
· Mesa com prancha
· Colete de comunicação
· Agenda de comunicação
· Calendário e quadro de atividades
· Entre outros.
RECURSOS DE BAIXA TECNOLOGIA:
Descrição de imagem:
· Cartões
de Comunicação - A imagem apresenta vários cartões de comunicação com símbolos
gráficos representativos de mensagens. Os cartões estão organizados por
categorias de símbolos e cada categoria se distingue por apresentar uma cor de
moldura diferente.
Descrição de imagem:
·
Pranchas de comunicação -As
pranchas de comunicação podem ser construídas utilizando-se objetos ou
símbolos, letras, sílabas, palavras, frases ou números. As pranchas são
personalizadas e devem considerar as possibilidades cognitivas, visuais e
motoras de seu usuário.
Essas pranchas podem estar soltas ou agrupadas em álbuns
ou cadernos. O indivíduo vai olhar, apontar ou ter a informação apontada pelo
parceiro de comunicação dependendo de sua condição motora.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- SARTORETTO, Maria Lúcia. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão: recursos pedagógicos acessíveis e comunicação aumentativa e alternativa. Brasília: Ministério da Educação, Secretária de Educação Especial; Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2010.
- http://www.assistiva.com.br/tassistiva.html Acessado em 15 de maio de 2014 as 16:00h.
- https://www.google.com.br/search?q=tecnologia+assistiva+Avental&hl=pt. Acessado em 16 de maio de 2014 as 16:40h
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